terça-feira, 9 de setembro de 2008

Comunicação Interna: Assunto inevitável nas organizações


Nos dias de hoje, onde a concorrência é enorme e a busca por um diferencial vem sendo cada vez maior, as empresas não podem ou pelo menos não devem mais se dar ao luxo de cometer equívocos, principalmente se estes afetarem a produção ou colocarem em risco a relação com o cliente ou consumidor.
Ao falar de comunicação interna inevitávelmente entramos no âmbito do relacionamento, relacionamento este que dentro da organização deve existir entre todos os níveis, pois só desta forma teremos uma maior facilidade no trânsito interno das informações.
É preciso estar sempre atento a tudo e a informação ou o conhecimento podem ser bens preciosos na construção de um tão sonhado diferencial. É extremamente necessário também que saibamos como transmitir essas informações para todos de forma homogênea para que sempre todos entendam o "recado" da mesma forma, ou seja, assimilem as informações de uma só maneira, não deixando margens para boatos ou especulações que possam atrapalhar o andamento dos processos desta organização trazendo-lhe prejuizos futuros.
Em suma, para que a empresa sobreviva, cresça e se torne referência na área em que atua é necessário que todos, independente de niveis, estejam focados em um mesmo objetivo e para que isso aconteça a comunicação e o relacionamento interno desta organização precisam existir de forma eficiente.

Samuel Mattos

8 comentários:

Comunicação interna nas organizações disse...

Comunicação Empresarial Interna


A Comunicação Interna transmite transparência e envolvimento da corporação com seus funcionários, fornecedores e acionistas. Esse entrosamento ajuda a empresa a manter a motivação e a produtividade, mesmo em situações delicadas. Estabelece-se, principalmente, um discurso coerente e único dentro e fora da empresa, o que evita falhas e permite detectar formas eficientes para a comunicação fluir sobre todos os assuntos de interesse da corporação.

A Comunicação Interna é também usada para valorizar os empregados e elevar sua auto-estima, integrá-los às estratégias e às metas da organização, disseminar a informação e o conhecimento e informar sobre as atividades, a missão, a visão e os valores corporativos.

Anônimo disse...

Não concordo com o fato de que a comunicação interna devef ser equivalente, independente do nível hierárquico de cada colaborador. É sim, sem dúvida, dividir as informações/novidades, e fazer os funcionários se sentirem importantes e participativos (até porque eles são de fato!). Mas tambem é claro que existem informações e conhecimentos que dizem respeito à apenas alguns setores da empresa.
Mas, de qualquer forma concordo com o autor. A comunicação interna é de suma importância, uma boa então pode fazer a diferença. Inclusive, o assunto vêm se tornando uma tendência empresarial. É cada vez mais comum nos depararmos com quadros como - Missão da Empresa, Missão do Gerente, Nossa Missão, etc...
Parabens pelo assunto atual. Porem, acredito que o tópico pode ser mais explorado.


Arthur Lemos

Patricia Lemos disse...

Parabéns pela organização do blog e seriedade dos textos. A comunicação interna é a base para uma boa e eficaz comunicação externa. Como sugestão, vocês podem apresentar cases de sucesso de comunicação interna de empresas.

Anônimo disse...

Achei bem legal o exemplo da empresa de transportes coletivos de Porto Alegre, a Carris, que está no site: http://www.rrpponline.com.br/int.php?dest=artigos_detalhes&codigo=153.É uma empresa totalmente voltada para um bom esclarecimento das informações internas e é um exemplo de como a comunicação interna é indispensável nas organizações.
Dêem uma olhada!!
Vaneska Vasconcelos.

Comunicação interna nas organizações disse...

Acredito sim nas vantagens que a comunicação, feita de forma eficaz, pode trazer as organizações e são exemplos disso o aumento de satisfação dos empregados, pois se sentem parte de um todo, agilidade nos processos, maior facilidade na tomada de decisões entre outros benefícios. Na minha opnião é necessário sim que todos participem ou pelo menos fiquem sabendo das decisões tomadas dentro da empresa na qual se trabalha, é sabido que existem informações que pertencem exclusivamente a um nível hierárquico e que estas são confidênciais, mas as que podem ser compartilhadas, devem ser.

Samuel Mattos

Comunicação interna nas organizações disse...

Realmente a comunicação interna adequada, propicia um maior tráfego das informações e agiliza o feedback, necessários ao resultado desejado, além de fortalecer as bases de uma comunicação externa.

Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

De acordo com o texto, é de grande importância que a empresa consiga gerar um ótimo ambiente de trabalho entre todos os cargos. E isto é feito, através de uma comunicação eficaz. Por isso a importância da comunicação interna na organização. É preciso que todos consigam entender as informações transmitidas, identificando o objetivo principal de cada informação. E isso irá fazer com que o trabalho seja bem realizado por todos. Pois quando há distorção em algumas informações, pode gerar boatos negativos e isso, ocasionar prejuízos à empresa.

Jeane Brainer

Comunicação interna nas organizações disse...

A grande competitivida leva as empresa cada vez mais buscar um diferencial, e a comunicação interna e um grande direncial entre as organizações.
As empresas que não tem uma comunicação interna eficaz provavelmente não e uma empresa proativa , e consequentemente também deixa a desejar a comunicação externa.

Ruy Felippe