quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Comunicação Interna a favor da Marca



A Petrobras foi protagonista, em 2000, de dois acidentes ambientais de grande proporção e de uma desastrada mudança de marca. Os derramamentos de petróleo em dois cartões postais brasileiros, reconhecidos mundialmente como ícones das belezas naturais, pareceram coisas do demônio tentando manchar num pacote só a imagem da empresa e dos principais pólos de turismo verde-amarelos: Rio de Janeiro e as Cataratas do Iguaçu. A mudança da marca Petrobras para Petrobrax demonstrou mais uma vez que uma empresa não é um sistema fechado. E que por isso mesmo não se muda a identidade de uma organização sem consultar, envolver, os seus stakeholders (acionistas, comunidade, funcionários, entre outros).

Depois de investigadas as causas dos problemas da Petrobras, ficou claro que o "inferno" continua sendo as pessoas, que cotidianamente administram coisas como idéias, equipamentos, processos e relacionamentos com públicos. O resultado das falhas humanas internas da Petrobras foram milhares de reportagens veiculadas por veículos de comunicação de todo o mundo em que "o maior ativo de uma empresa, a marca," foi fortemente responsabilizada pelas lambanças em águas salgada, doce e no imaginário dos públicos. A comunicação externa, mais uma vez, se mostrou como uma extensão dos procedimentos internos.

Ainda como conseqüência dos acidentes, durante semanas, o capital humano da Petrobras praticamente gastou suas melhores energias em formular explicações públicas e resolver problemas relacionados com as comunidades, autoridades, sindicatos, imprensa nacional e internacional, funcionários, acionistas e organizações não-governamentais. Situação que pode ser traduzida com uma frase: "No período, a empresa perdeu o foco no negócio".

E gastou também, além de milhões de dólares em explicações e indenizações, um precioso capital de imagem, parte do que muitos chamam de reputação. Que entra em cena na hora em que uma empresa é fortemente criticada e de onde ela saca um arsenal de credenciais simbólicas - que geralmente levam anos e anos para serem construídas - e as apresenta para os mercados e para sociedade.

Já passou do tempo de as escolas de Administração e áreas de Recursos Humanos incluírem em seus currículos e treinamentos matérias relacionadas à construção de imagem, principalmente no dia-a-dia empresarial. Ou seja, a construção de imaginário organizacional nos cérebros do operador de máquina, do vigilante, do caixa, do vendedor, das secretarias, entre outros. O maior desafio das gestões modernas está relacionado com o trabalho de construção de marca, missão, visão de futuro, identidade e da reputação empresarial, de "p a p", do porteiro ao presidente da companhia. É esse trabalho, longe dos holofotes, ligados a forma como a comunicação interna é conduzida, que "segura o rojão" nas horas em que uma crise arrebenta.

NASSAR, Paulo. Comunicação interna a favor da marca. Revista Melhor, São Paulo, fev. 2006. Disponível em:<http://br.geocities.com/suelen_hotelaria/com_inte.html>. Acesso em: 18 set. 2008.

Portanto, comunicação para os funcionários é tão importante quanto à comunicação para os consumidores. Não compreender isso é correr o risco de passar a vida explicando o óleo derramado.


Ruy Fellipe

5 comentários:

Comunicação interna nas organizações disse...

Através de um investimento/interesse em uma comunicação interna eficaz entre os funcionários seria uma forma de, não só resolver o problema ocorrido no exemplo, mas também de evitá-los futuramente. E vale salientar que possui um baixo custo à empresa!!!

Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

O caso citado trás a tona de forma derradeira a importância de uma comunicação interna eficaz e nos mostra que esta tem poder de influencia também nas questões externas relacionadas a organização, ou seja, um investimento mínimo capaz de trazer benefícios bastante atraentes.

Samuel Mattos

Comunicação interna nas organizações disse...

Realmente é necessário que a empresa desempenhe uma comunicação interna e efetiva. Pois isso faz com que os funcionários da empresa adquiram conhecimento sobre a realização do seu trabalho e assim, poder realizá-lo da melhor maneira possível. Além disso, a empresa que realiza boa comunicação interna irá diminuir o número de problemas existentes ou que possam acontecer, resolvendo-os da melhor forma, sem que gere grandes prejuízos à empresa.

Jeane Brainer

Comunicação interna nas organizações disse...

Esse texto mostra como a comunicação interna e importante para a empresa.
Informa a seus funcionários o que realmente está acontecendo, fazer ele vestir a camisa da organização e fundamental para o desenvolvimento da organização.
Afinal o funcionário e a coisa mais importante da empresa.

Ruy Felippe

Unknown disse...

Acho que as Empresas devem começar a trabalhar de forma mais familiar, ou seja, trabalhando a comunicação da casa, dando mais importância ao interno para assim poder trabahar o externo. Mas na verdade a comunicação interna é pouco valorizada.