sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Porque a comunicação interna é essencial numa organização?




Inicialmente, é importante porque os empregados são parceiros da organização e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa (missão e negócio) eles estarão. As ações da empresa devem proporcionar sentido para as pessoas e a comunicação interna amplia essa visão, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. Desta maneira, o funcionário irá desempenhar seu trabalho com mais eficiência, por saber a importância que ele representa para a organização.




A opinião dos funcionários sobre o local em que trabalha, é muito importante para a organização. Eles são ótimos porta-vozes para a propaganda da instituição. Então é preciso que os funcionários tenham ótimas condições para a execução do seu trabalho e que estejam satisfeitos com o papel que desempenham e com a organização como um todo. Pois, um funcionário descontente e mal informado, pode gerar grandes prejuízos à organização, porque eles expressam de maneira mais verdadeira que outros públicos, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional. E é fácil do público acreditar no que é transmitido, por eles trabalharem dentro da organização. É de grande importância investir na comunicação interna de uma organização, pois a imagem e reputação da mesma se dá através da convivência e o público interno é fundamental neste processo.




E não devemos deixar de lembrar, que o mercado de trabalho é altamente competitivo e, com a globalização e a disseminação das novas tecnologias, a comunicação interna passou a ter uma função essencial nas organizações. Pois é através dela, que há a divulgação das novas informações, além de promover debate e interação entre os vários setores da organização, capacitando os funcionários para novos desafios e conseqüentemente, para a obtenção de resultados positivos para a empresa. Portanto, a comunicação interna deve ser valorizada e disponibilizar de maneira eficaz, os canais que ela dispõe (jornais, intranet, murais, etc), para que todos os membros que formam a organização, cumpram a sua missão de integrar todo o quadro funcional da organização.




Jeane Brainer

7 comentários:

Mr Admin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr Admin disse...

Esse texto nos mostra e nos explica a importância da comunicação interna numa organização.É essencial dentro da empresa com os funcionários,aumentando a auto-estima deles pelo trabalho que realizam,por dentro de tudo o que acontece na empresa;e a imagem da empresa na busca pela sucesso e em mantê-lo.

Hémila Tamar

Comunicação interna nas organizações disse...

Como foi dito no texto e bem enfatizado o funcionário é sim a "cara" da organização e é através dele na maioria das vezes que se conhece ou pelo menos se tira uma imagem de uma empresa, portanto devemos sim cada dia ter uma certeza maior de que o funcionário é a força motriz de uma empresa e cabe a ela inseri-lo bem em seu contexto fazendo com que o mesmo se sinta a vontade e valorizado, pois no fim o lucro maior é da organização com toda certeza.

Samuel Mattos

Comunicação interna nas organizações disse...

Estou de acordo com o texto apresentado.
O funcionário realmente deve ser tratado com muito respeito e estar a par das informações necessárias a ele.
Uma comunicação interna eficaz possibilita ao funcionário conhecer realmente os acontecimentos na empresa, causando uma maior integração entre ambos, e conseqüentemente, aumentando sua satisfação e desempenho.
E não se deve esquecer que os funcionários têm forte poder em relação à imagem (que pode ser tanto negativa como positiva) da empresa, aumentando o cuidado que as empresas passam a ter com os mesmos.


Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

A imagem de uma instituição se dá através do público externo, ao utilizar o serviço ou produto. Mas também, tem outro público que tem um valor muito significativo na formação da imagem da empresa e este, é o funcionário. Por isso é tão importante que a empresa valorize a comunicação interna, pois através dela os funcionários têm conhecimento do seu papel dentro da organização. E a partir disso, irá saber a importância de desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível. E quando um funcionário é tratado bem dentro da empresa, tem um ambiente de trabalho adequado e tem todo o conhecimento do objetivo da mesma, certamente ele irá divulgar uma boa imagem do local que trabalha. E essa propaganda “boca-a-boca” é excelente, pois passa mais confiança e seriedade do trabalho realizado pela instituição.

Jeane Brainer

Comunicação interna nas organizações disse...

E muito importante a interação do funcionario com a empresa ,pra desenvolver um bom trabalho.
A comunicação ente funcionário e patrão e indispensavel para um bom desenvolvimento da organização.

Ruy Felippe

Diogo Camarotti Cruz disse...

É verdade a grande importância que uma boa comunicação tem para uma empresa. É essencial que as pessoas estejam por dentro do que está acontecendo em outros setores e também o que se passa com seus superiores e subordinados. É uma maneira de esclarecer dúvidas, resolver assuntos pendentes e explorar treinamentos e reuniões para solucionar problemas e dar andamento no processo organizacional.

Diogo Camarotti Cruz