sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comunicação Interna no BB: “Uma comunicação do tamanho do Brasil”.



A fim de resolver a questão: “Como podemos fazer uma mensagem chegar, em duas horas, aos 85 mil funcionários, espalhados por todo o país, da nossa empresa?”, o Comitê de Comunicação do Banco do Brasil aprimorou seu projeto, a Rede de Agentes de Comunicação Interna, que prevê a existência de pelo menos um agente de comunicação interna em cada dependência do BB.



Essa importante iniciativa do BB se baseia na premissa de que, para ser eficaz, a comunicação interna requer um sistema de mão-dupla, no qual cada funcionário, além de receber e assimilar as informações, precisa repercuti-las.

Os agentes são funcionários que, de maneira voluntária, desenvolvem atividades voltadas para agilizar o fluxo descendente das informações corporativas, fortalecer a comunicação ascendente e incentivar a prática do diálogo na Empresa. Essas atividades de comunicação são:

- assessorar o Comitê de Administração no planejamento e na implementação de ações de comunicação interna;
- divulgar tempestivamente assuntos corporativos relevantes e/ou de interesse dos funcionários; - manter e atualizar o Quadro Mural;
- sugerir pautas para os veículos de comunicação interna: Agência de Notícias, Revista bb.com.você, Boletim Pessoal, TV BB e seção Destaque do Quadro Mural;
- enviar feedback à Diretoria de Marketing e Comunicação sobre as ações de comunicação interna e os veículos de comunicação interna.

Dessa maneira, a comunicação interna no Banco do Brasil torna-se mais ágil e eficaz, contribui para um melhor clima organizacional, promove o autodesenvolvimento dos funcionários, por meio da democratização da informação e do conhecimento, e melhora o desempenho/resultado de suas dependências.


Vítor Mello

4 comentários:

Comunicação interna nas organizações disse...

Essa foi uma maneira prática e de baixo custo de comunicação interna que o BB encontrou para melhorar a imagem perante seu público e aumentar a eficiência/desempenho de seus funcionários!


Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

É importante sim que as empresas busquem alternativas e se façam presentes com relação a comunicação dentro das organizações e essa foi uma saída inteligente que o Banco do Brasil encontrou para manter seus 85 mil funcionários a par do que esta acontecendo no local de trabalho dos mesmos. Ao criar esse censo de que todos são importantes, e na realidade são, as empresas com certeza irão ter funcionários mais dedicados e compromissados.

Samuel Mattos

Comunicação interna nas organizações disse...

Como mostra o texto, o Banco do Brasil utiliza a comunicação interna de maneira extremamente eficaz e ágil. O sistema utilizado por ele, valoriza bastante os funcionários e que ao serem valorizados, passam a desempenhar um ótimo serviço. Além de buscar meios de melhora-los cada vez mais. E com isso, a instituição tem um melhor clima no ambiente de trabalho e desenvolvimento significativo dos funcionários.

Jeane Brainer

Comunicação interna nas organizações disse...

Essa foi uma estratégia muito sábia do bando do brasil , de utilizar seus própios funcionários para repercurtir as informações de maneira rapida e eficiente,isso mostra por que a empresa e tão forte no mercado brasileiro.

Ruy Felippe