quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O que é comunicação interna e qual a sua importância para as organizações?



Atualmente, empresas do mundo inteiro vêm abordando, cada vez mais, o tema da comunicação interna nas organizações e sua relevância à vitalidade e sucesso das mesmas.

Segundo Kunsch (2003), a comunicação interna corresponde a um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até mercadológica.

A comunicação interna não deve se restringir à chamada comunicação descendente (aquela que flui da direção para os empregados) e, sim, abranger a comunicação lateral (entre unidades de trabalho do mesmo nível, havendo troca de informações e experiências) e a comunicação ascendente que estabelece um feedback e uma efetiva comunicação.

Estabelecer canais de comunicação eficazes e eficientes com o público interno, ou seja, informações claras, consistentes, contínuas, curtas e completas, é necessário para o bom andamento da organização, pois cria um clima organizacional de confiança para os colaboradores, promove a participação de todos os membros da empresa, incentiva a comunicação entre os diversos patamares da organização, estabelece um maior envolvimento dos cargos de chefia com seus colaboradores e vice-versa,.A clareza das informações evitará mal entendidos e boatos, assegura o acesso dos mais diferentes setores da empresa ao que está acontecendo no dia-a-dia da organização como um todo e eleva a qualidade de desempenho.

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas no processo de comunicação para se trabalhar com o público interno da organização, como house organs, jornais murais, intranet, murais, eventos internos, ofícios, boletins, relatórios, reuniões e, tantos outros, sempre adequados ao público-alvo. Contudo, comunicação interna não substitui o diálogo e as interações pessoais entre os diferentes níveis da empresa e, sim, ela deve estimular e contribuir para a consolidação dessas interações (funcionário-empresa), de forma a promover a troca de informações, experiências, diálogo e participação, a fim de compatibilizar ao máximo os interesses da organização e dos colaboradores, onde ambos os lados estão cientes das necessidades e expectativas do outro, comprometendo-se mutuamente em supri-los.

Portanto, é necessário entender que a comunicação interna não pode ser função exclusiva de um departamento, pois ela é feita por todos que integram a organização, devendo-se estimular a troca de informações por meio de um relacionamento funcionário-empresa eficaz. Dessa maneira, busca-se promover a satisfação no clima da organização e, conseqüentemente, alcançar os objetivos pessoais e o da organização.





Vítor Mello




6 comentários:

Comunicação interna nas organizações disse...

O texto fala um pouco da inevitabilidade da comunicação seja ela vertical ou horizontal dentro de uma empresa. A "função" dessa comunicação é claramente a otimização dos processos, ou seja, viabilizar da melhor e mais rápida maneira os processos internos da organização. A comunicação interna de uma organização é peça fundamental para o seu sucesso.

Samuel Mattos

Anônimo disse...

O texto apresenta aspectos esclarecedores sobre tal assunto, com o intuito de aclarar as relações dentro de uma empresa. Seja ela de qualquer ramo, pois ter uma boa comunicação interna, reflete muitos dos caminhos de tal organização.
O Blog, a meu ver, está sendo muito bem preenchido com informações de pessoas bem embasadas.

Parabéns.

Anônimo disse...

O redator empregou muito bem que a intranet e outros meios de se interagir com a equipe interna de cada departamento facilitam bastante a difusão de informações. Mas, acho também que em muitas vezes não adianta apenas existir técnicas de divulgação das informações internas se o funcionário está desmotivado, pois estando insatisfeito com a sua função ou por outros fatores ele irá desrespeitar as regras internas e prejudicar a empresa e os outros. Assim, o gestor deve também além de avaliar qual seriam as ferramentas para gerar uma boa comunicação, verificar como anda os seus subordinados, buscando meios de motivá-los,para que eles se sintam mais interessados no seu departamento e na empresa como um todo, ou seja, uma boa comunicação através da empatia é de fundamental importância nas organizações.

Vaneska Vasconcelos.

Comunicação interna nas organizações disse...

A competitividade entre as empresas hoje em dia está cada vez maior, e acredito que uma comunicação interna eficaz torna-se um diferencial em favor dessas. Mesmo assim muitas delas ainda são bastante conservadoras e não sabem utilizá-la com eficiência e como meio de atingir resultados a um baixo custo.
Esse conservadorismo deve-se a restrição da comunicação interna a chamada comunicação descendente, que flui da direção aos empregados.
Concordo com o texto que é necessário abranger à comunicação interna, também, a comunicação horizontal e ascendente, estabelecendo um maior feedback entre as partes de interesse.
Realmente surgiram diversas ferramentas utilizadas no processo dessa comunicação, como a intranet, house organs, blogs corporativos , etc, porém não devem substituir o diálogo e as interações pessoais, e sim, somá-las a esse processo, a fim de aumentar o resultado da empresa como um todo.


Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

Segundo o texto, o número de empresas que estão dando importância ao uso da comunicação interna, é cada vez maior. Mas para a utilização da mesma, deve estabelecer um planejamento de todos os setores e também, os objetivos específicos, para que a comunicação possa circular entre eles, fazendo com que o serviço prestado seja desempenhado com maior qualidade. É necessário que as informações sejam transmitidas de maneira clara, curta e completa. Pois todos têm que entender claramente o que é passado, para que não ocorra distorções das informações, podendo prejudicar a realização de determinados setores, gerando prejuízos à empresa.

Jeane Brainer

Mr Admin disse...

parabens pelo texto, sem duvida uma boa comunicaçao é importante na organizaçao, pois estamos nos comunicamos a todo momento é devemos sempre fazer feedbck do que passamos para as pessoas por que muitas vezes transmitimos o que nao queremos. as organizaç~eos devem dar abertura para seus colaboradores para se comunicarem, ate por q podem trazer informaçoes ou idéias importantes mas muitas veses a comunicaçao é muito pouca levantando uma barreira.
Renata Santana