terça-feira, 26 de agosto de 2008

Comunicação Interna nas Organizações

A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. A Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
Entendemos como objetivo principal da comunicação interna em uma organização, os seguintes tópicos:
· Estreitar o relacionamento entre a direção e os empregados, procurando a compatibilização de seus interesses.
· Promover a melhoria das relações internas entre os indivíduos e as áreas, estimulando o diálogo.
· Reduzir os antagonismos entre os grupos e os indivíduos, dentro de um clima da participação e envolvimento.
· Buscar a sinergia para o alcance das metas pessoais e empresariais
Hoje, apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da Comunicação Interna numa organização. A seguir veremos os itens mais importantes no nosso ponto de vista:
· O poder expressivo da comunicação nas organizações modernas.
· Valorização do empregado enquanto pessoa e cidadão.
· Transparência dos fatos.
· Acesso à informação e abertura para o diálogo.
· Público interno: público multiplicador.
· Gestão participativa.
· Favorecimento de um clima de bem estar de todos no ambiente de trabalho.
· Informação antecipada e preventiva frente à rede de boatos.

Rojeilson Ramos


5 comentários:

Comunicação interna nas organizações disse...

Falar de comunicação nos leva invariávelmente ao tema interação, e o texto fala um pouco disso quando trata da sinergia, ou seja, da necessidade de integração tanto de funcionários de um mesmo nível como de funcionários de níveis diferentes em uma mesma organização. Obter informações é importante sim, mas saber utiliza-las talvez seja um ponto crucial dentro de uma organização. Uma informação bem utilizada pode render muitos frutos, porém a má utilização desta mesma informação pode render também muitas confusões.

Samuel Mattos

Anônimo disse...

Segundo pesquisas da consultoria Proudfoot Consulting, especializada em gestão.As empresas perdem em média 38 dias por ano devido a ineficiência e o grande causador desse prejuízo é a falta de comunicação interna nas organizações.O gestor de cada setor de uma empresa deve sempre está buscando meios que facilitem a comunicação horizontal dos funcionários,padronizando o sistema de comunicação,para que assim diminuam os erros internos que serão repercutidos externamente para os clientes.

Portanto,o sucesso de uma empresa depende em grande parte da eficiência dos colaboradores,pois estando os mesmos motivados e com um bom relacionamento com o resto da equipe de trabalho, o feedback será de satisfação total tanto para os clientes como para a empresa no que diz respeito a geração de lucros.

Comunicação interna nas organizações disse...

Estou de acordo com o que se foi dito no texto.
A comunicação interna é fundamental ao esclarecimento de boatos, à obtenção de informações importantes à tarefa de cada funcionário, estreita as relações entre chefes e subordinados, porém deve ser estudada e planejada os tipos e meios mais adequados à cada organização, caso contrário não será utilizada eficazmente, ou seja, implicará em custos e perda de tempo ao alcance de vantagens que se esperava dela.


Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

Com base no texto, a comunicação interna na empresa tem a finalidade de fazer circular as informações para todos os setores e cargos. E os seus benefícios, é que irá ocorrer maior troca de informações entre todos; participação mais efetiva de todos; o trabalho irá fluir melhor, etc. Para que a informação transmitida possa obter o máximo do seu objetivo, é preciso que essas informações cheguem à todos e provoque um bom entendimento.E isso irá gerar, mudanças positivas.

Jeane Brainer

Comunicação interna nas organizações disse...

A comunicação interna e indispensavel para uma empresa se torna eficiente, o bom relacionamente entre patrão e empregado e fundamental para que a organização se desenvolva.
È uma estratégia eficaz tentar desenvolver uma comunicação interna mais proativa nas organizações.

Ruy Felippe